23 de Novembro 2017
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Falta de contêineres em Santos e Paranaguá prejudica exportações do agro

Falta de contêineres em Santos e Paranaguá prejudica exportações do agro O presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística e vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, defendeu mais alternativas de exportação de produtos agropecuários brasileiros, como os portos do Norte e Nordeste, para desafogar a movimentação no Sul e Sudeste do País. O tema foi discutido nesta terça-feira (21) na última reunião de 2017 da Câmara Temática de Logística e Infraestrutura do Agronegócio (CTLOG) do Ministério da Agricultura, realizada na sede da CNA. No encontro, representantes do setor produtivo relataram que nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), principais vias de exportação do agronegócio, estão faltando contêineres para embarcar produtos. "Precisamos de uma solução imediata para não perder as exportações. Produtores de algodão, madeira e outros setores estão sendo prejudicados pela falta de contêineres", disse Borba. Uma das consequências é que as cargas chegam com atraso aos países de destino. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e presidente da Câmara Temática de Insumos, Júlio Cezar Busato, 90% da fibra exportada sai do País por Santos. Mas a sobrecarga no porto paulista e a consequente falta de contêineres têm atrasado os embarques da fibra, o que reforça a necessidade de utilização de outros terminais portuários. De acordo com Mário Borba, 52% da produção brasileira de soja e milho estão acima do paralelo 16, que engloba parte do Centro-Oeste e as regiões Norte e Nordeste. No entanto, apenas 23% das exportações são feitas pelos portos dessas regiões. Para alavancar as vendas externas por estas vias, ele ressaltou que são necessárias algumas medidas como a conclusão de trechos da BR-163, da Ferrogrão e da ampliação da capacidade operacional portuária. O analista de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Eduardo Vaz, falou sobre o déficit de armazenagem de soja e milho no Estado, que responde por 65% da necessidade de estocagem de grãos. Neste contexto, ele apresentou aos integrantes o projeto Armazena MT, para incentivar produtores a construírem seus próprios armazéns na propriedade para evitar prejuízos com a safra. O presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística e vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, defendeu mais alternativas de exportação de produtos agropecuários brasileiros, como os portos do Norte e Nordeste, para desafogar a movimentação no Sul e Sudeste do País. O tema foi discutido nesta terça-feira (21) na última reunião de 2017 da Câmara Temática de Logística e Infraestrutura do Agronegócio (CTLOG) do Ministério da Agricultura, realizada na sede da CNA. No encontro, representantes do setor produtivo relataram que nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), principais vias de exportação do agronegócio, estão faltando contêineres para embarcar produtos. "Precisamos de uma solução imediata para não perder as exportações. Produtores de algodão, madeira e outros setores estão sendo prejudicados pela falta de contêineres", disse Borba. Uma das consequências é que as cargas chegam com atraso aos países de destino. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e presidente da Câmara Temática de Insumos, Júlio Cezar Busato, 90% da fibra exportada sai do País por Santos. Mas a sobrecarga no porto paulista e a consequente falta de contêineres têm atrasado os embarques da fibra, o que reforça a necessidade de utilização de outros terminais portuários. De acordo com Mário Borba, 52% da produção brasileira de soja e milho estão acima do paralelo 16, que engloba parte do Centro-Oeste e as regiões Norte e Nordeste. No entanto, apenas 23% das exportações são feitas pelos portos dessas regiões. Para alavancar as vendas externas por estas vias, ele ressaltou que são necessárias algumas medidas como a conclusão de trechos da BR-163, da Ferrogrão e da ampliação da capacidade operacional portuária. O analista de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Eduardo Vaz, falou sobre o déficit de armazenagem de soja e milho no Estado, que responde por 65% da necessidade de estocagem de grãos. Neste contexto, ele apresentou aos integrantes o projeto Armazena MT, para incentivar produtores a construírem seus próprios armazéns na propriedade para evitar prejuízos com a safra.

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